Sutiã mais antigo do mundo é encontrado na Áustria e surpreende especialistas da moda

Sutiã mais antigo do mundo é encontrado na Áustria e surpreende especialistas da moda

Até pouco tempo atrás, acreditava-se que o primeiro sutiã teria sido criado no século passado por Mary Polly Jacob, uma jovem socialite americana, porém esta crença mudou. Apesar de ter sido patenteada pela americana, a peça ganhou alguns séculos a mais de história após uma descoberta que está revolucionando o mundo da moda e intrigando especialistas.

Em 2008, pesquisadores austríacos da Universidade de Innsbruck encontraram sutiãs de linho confeccionados na Idade Média. As peças estavam em um castelo e estima-se que foram criadas há aproximadamente 600 anos. Apesar de ter sido feita há quase 10 anos, a descoberta só ganhou os holofotes agora após uma reportagem na “BBC History Magazine”.

Encontrados em meio a quase 3 mil fragmentos têxteis, os sutiãs se assemelham com os modelos contemporâneos, com a separação de bojo bem demarcada. Os pesquisadores localizaram também uma peça ainda mais parecida com os sutiãs atuais, com duas alças largas nos ombros e uma possível alça nas costas.

"É praticamente igual a um sutiã moderno", comenta Hilary Davidson, curadora de moda do Museu de Londres. "Essas descobertas são realmente incríveis."
Para desvendar a idade precisa das roupas, os cientistas realizaram testes que incluíram a utilização de carbono 14. "Submetemos as peças a diversos testes pois quase não acreditamos em nós mesmos. Pelo que sabíamos, não existiam peças nem um pouco parecidas com sutiãs no século 15", comenta Beatrix Nutz, arqueóloga responsável pela pesquisa.

26 de Abril de 2017

Compartilhar:

Blog

Ir para o blog

© 2018 Modelle | Bojos - Todos os direitos reservados

Criação de Sites - Artweb