Jovem cria sutiã que detecta câncer de mama

Com apenas 18 anos, o estudante mexicano Julian Rios Cantu soube transformar um momento de dificuldade em oportunidade. Após acompanhar a longa batalha de sua mãe contra um tumor, o jovem criou um sutiã capaz de detectar os primeiros sinais de pequenos tumores em até 90 minutos. Com o projeto que promete diagnosticar a doença em estágios iniciais, o estudante e mais três colegas ganharam o principal prêmio no Global Student Entrepreneur, premiação internacional para universitários empreendedores.

 
 

Batizado de EVA, o que o sutiã faz é praticamente o mesmo processo dos autoexames. Através de 200 biossensores, o EVA mapeia o seio e detecta mudanças de temperatura, tamanho e peso. Desta forma, caso perceba o surgimento de corpos estranhos nas mamas, o sutiã envia as informações via bluetooth para um aplicativo, que analisa os dados de acordo com os algoritmos programados. O resultado é imediato e, para o funcionamento correto, o EVA deve ser usado por um período de 1 hora a 1 hora e meia por semana.






Como o protótipo ainda não foi testado, alguns especialistas têm ressalvas em relação a eficácia do sutiã.
“Sabemos que tumores costumam ter um sistema anormal de vasos sanguíneos, mas também sabemos que o aumento do fluxo sanguíneo para uma região não é necessariamente um indicativo confiável de câncer", comentou Anna Perman, do instituto de pesquisa Cancer Research UK. "É ótimo ver jovens como Julian se envolvendo com ciência e tendo ideias que podem ajudar no diagnóstico, mas uma parte importante da ciência são os testes rigorosos para garantir que uma inovação realmente beneficiará os pacientes" reforça.
 
O diagnóstico do câncer de mama em estágio inicial aumenta as chances de sobrevivência à doença. Por isso, ficam aqui alguns alertas para os primeiros sinais:


·         Caroços na área do peito ou das axilas;
·         Mudanças no tamanho, no formato ou na sensação do seio;
·         Fluídos via bico do seio que não seja leite materno.


Para saber mais, acesse o site do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

 

29 de Maio de 2017

Compartilhar:

facebook

Blog

$url

© 2018 Modelle | Bojos para moda intima, praia e fitness. - Todos os direitos reservados