Em 2018, varejo de moda está otimista e prevê crescimento

O setor de vestuário no Brasil pode começar a comemorar: o último trimestre de 2017 apresentou crescimento, se comparado com o mesmo período de 2016, e promete continuar rendendo em 2018. Isso é o que promete a consultoria Iemi de Inteligência de Mercado, referência para o setor.
 
Através de estudos e análises baseadas em informações das indústrias e redes de varejo, a consultoria prevê, para 2018, crescimento de 3,2% no número de peças vendidas, chegando a 6,34 bilhões de peças. E falando de dinheiro, a previsão é de um crescimento de 6,3%, resultando em aproximadamente R$204 bilhões.

Apesar da aquecida no mercado no final de 2017, há cautela por parte dos especialistas em relação ao ano presente. "2018 ainda será um ano um pouco turbulento. Por isso, adotamos uma previsão conservadora", afirmou Marcelo Prado, diretor da consultoria Iemi Inteligência de Mercado.

 
O diretor considerou que 2018 será um ano com muitos feriados no meio da semana, que podem ser emendados, com Copa do Mundo e eleições. Esses três fatores tiram a produtividade das empresas e afastam os clientes das lojas. Outro fator importante a ser observado é o clima, principalmente em relação às coleções de inverno.

Do lado positivo, a Iemi cita o câmbio mais estável, que pode favorecer as importações das empresas de varejo e estimular uma volta do investimento na importação de tecidos e peças mais sofisticadas, com diferencial de moda.
 
Edmundo Lima, diretor-executivo da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (Abvtex) afirma que "as varejistas de vestuário enxergam um cenário mais positivo para 2018. Os juros mais baixos, a volta do crédito para os consumidores e a inflação mais baixa acabam proporcionando uma sobra na renda das famílias, o que favorece o consumo como um todo".
 
Ainda segundo ele, as empresas associadas à Abvtex trabalham com expectativa de elevação de vendas em volume e valor em 2018. Ele acrescentou que as marcas estão mais dispostas a desenvolver coleções com mais informação de moda e maior valor agregado, aproveitando o aumento do consumo.


25 de Janeiro de 2018

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